Como a Sazonalidade afeta a Previsão de Demanda

A sazonalidade acontece quando quando ocorre recorrentemente em períodos específicos. No caso das vendas, o comportamento sazonal pode ser tanto aumento nas vendas (ex: sorvete no verão) quanto queda (ex: agasalho no verão).

De fato, a sazonalidade em vendas é algo que os maiores players do mercado reconhecem e se planejam para enfrentar todos os anos.

Em outras palavras, sazonalidade é um padrão de vendas que mostra o mesmo comportamento, no mesmo período, por anos consecutivos. Na esteira do que pode influenciar o interesse por um produto ou serviço, entram datas comemorativas, as estações do ano, entre outras questões.

Para dar alguns exemplos práticos de produtos que têm uma sazonalidade bem marcada, podemos citar as roupas de frio, o tradicional panetone de fim de ano ou mesmo o protetor solar, essencial para as férias de verão.

Por que é importante?

A previsão de demanda é a principal informação para a construção do plano de suprimentos (construção de estoque) e contribui para a melhor construção desse plano (sob o ponto de vista de Supply Chain).

Falando sinceramente, ninguém tem o poder de controlar a sazonalidade e as mudanças do comportamento do consumidor, principalmente quando as alterações da demanda e da oferta estão vinculadas a eventos fixos, que se repetem todos os anos.

Da mesma forma, para a área de produtos (marketing), saber o efeito da sazonalidade com antecedência contribui para uma melhor construção de planos para um período tão crítico.

Sazonalidade é sinônimo de planejamento. Afinal de contas, de que adianta ter os estoques cheios, se o seu produto não tem saída? Além de representar capital parado, um estoque parado representa mais gastos e a possibilidade de perder a produção, se o que vocês fabricam for perecível.

Por isso, é preciso planejar com antecedência e pensar a sua cadeia produtiva de forma que vocês estejam prontos com antecedência.

O caso mais conhecido de sazonalidade é o Natal. Sabia que, para alguns varejistas, as vendas ocorridas em novembro e dezembro representam 60% do faturamento do ano? Imagine perder essa oportunidade de venda ou fazê-la de forma não saudável, com excesso de estoque ou margens insustentáveis? Para que um produto esteja pronto para a venda no Natal, ele precisa chegar ao varejo em outubro. Logo, a indústria precisa começar a produzi-lo em meados de agosto. Portanto, para a indústria é importantíssimo se planejar com antecedência. Quanto mais planejado, melhor.

Para conseguir planejar você precisa

Aqui, os dados são a resposta e a solução. O melhor aspecto da sazonalidade é que ela produz informações que suas equipes de especialistas podem levantar e analisar. O planejamento realizado com antecedência e cuidado pode aumentar os lucros da organização.

Mas como detectar se algo é sazonal ou não? Isso você só consegue fazer se tiver dados históricos. É necessário considerar, pelo menos, três anos de de dados para ter condições de afirmar se um período pode ser considerado uma oportunidade para mais conversões.

O histórico de vendas de três anos (três natais) consecutivos é de extrema importância para identificar se uma data é sazonal ou não. Estes pontos darão a possibilidade ao algoritmo de interpretar se um resultado foi pontual ou se ele é padrão (ocorre na mesma intensidade todos os anos). Outras datas que podem ser citadas como exemplo são o Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados e Páscoa.

Com essas informações em mãos, seu negócio terá uma mediana, que nada mais é do que uma medida de tendência central. Na estatística, ela representa o valor de um conjunto de dados ordenados.

Em outras palavras, a mediana informa quando é um bom momento para seu negócio e quando não. Neste sentido, o dado que precisaremos irá, necessariamente, ser o objeto da previsão.

Entre outros aspectos, podemos destacar a compra de insumos como um dos elementos que será impactado pela sazonalidade de seu negócio. E como seu negócio não é o único que demandará mais insumos, a sazonalidade do seu fornecedor tem que igualmente ser considerada. Realizar a compra de insumos, fazendo uma gestão do estoque sazonal corretamente, pode evitar a falta de produtos ou que eles fiquem parados no estoque.

E aqui cabe a pergunta: qual problema de negócio que sua empresa quer atacar? Por exemplo, você pode querer diminuir os erros na produção,  planejar melhor a quantidade de insumos, ter uma melhor previsão do quantitativo de vendas do próximo ciclo ou tudo isso ao mesmo tempo.

E só há duas formas de melhorar o seu planejamento: com ou sem uma ferramenta que lhe auxilie em todos os pontos mencionamos acima. Para lhe ajudar nessa tarefa, queremos apresentar o Calix, nossa tool de previsão de demanda inteligente.

Como o Calix ajuda?

Na maioria das indústrias, sobram desafios quando o assunto é a previsão de demanda. É muito comum encontrar realidades nas quais a maioria dos esforços está centrada nas operações, e não no planejamento.

O Calix, neste sentido, entra em jogo precisamente para melhorar o seu nível de planejamento, conduzindo sua empresa por um caminho que privilegie estratégias de otimização, que melhoram seus resultados e dão mais previsão em cada momento do ano.

Em primeiro lugar, é importante destacar o aspecto consultivo de nossa ferramenta. Para tanto, entra em cena o poder dos algoritmos, que oferecem várias etapas de pré-processamento que consideram, entre outros aspectos, a análise, a classificação e a decomposição para avaliar o comportamento sazonal.

A previsão da demanda é algo tão importante que estima-se que estoques ociosos aumentem em até 5% os custos de manutenção e que as empresas percam até 3% do faturamento em função de rupturas.

Agora, imagine ter vários algoritmos especializados em sazonalidade competindo automaticamente para te entregar a melhor projeção?

De fato, além de ser inteligente, o Calix é simples, otimiza todos os esforços alocados nas suas operações e devolve, como resultado, um aumento de até 30% na acuracidade da sua previsão de demanda.

Caso de uso – Segmento de Saúde

Quando você toma decisões baseadas em dados, tem mais chances de atingir resultados relevantes e transformar a realidade de seus clientes. E mais: se suas equipes forem envolvidas nos processos, aumenta mais ainda a possibilidade de ter uma cultura ágil e totalmente focada em resultados.

Uma grande indústria do segmento de saúde sabe tanto disso que resolveu confiar em nós e abriu suas portas para as vantagens de trabalhar com todo o poder da inteligência artificial dedicado ao encontro de novas oportunidades.

A indústria utiliza o Calix para prever automaticamente boa parte do portfólio e já conseguimos uma redução de 20% no erro médio.

Além disso, a previsão automática foi definitivamente incorporada no planejamento e a indústria começou a considerar o Calix como uma pessoa a mais na mesa, participando de todas as decisões mais importantes do negócio.

Vantagens de entender a sazonalidade

Administrar a sua sazonalidade é entender que momentos de baixa não são necessariamente negativos e sim uma oportunidade para se preparar para o seu futuro próximo.

Nem tudo é somente lucro. Os clientes também são beneficiados pela sazonalidade. Eles podem, por exemplo, economizar dinheiro e se preparar para quando a estação de um produto ou serviço começar e aproveitar as melhores ofertas.

Sua empresa pode aproveitar para criar experiências únicas, envolver os futuros compradores com campanhas de marketing prévias e tirar vantagem dos períodos de baixa para entender do que vocês são capazes quando o mercado voltar a aquecer.

Imagine que, todos os anos, você tem a oportunidade de alinhar seus produtos com as expectativas dos clientes. De um ano para o outro, pode ser que o gosto do público mude, e os períodos de baixa são o momento ideal para ajustar sua proposta de valor.

Os dados também lhe dão a oportunidade de impulsionar ainda mais o engajamento de seus usuários e fazer os ajustes finos em promoções e estratégias. Que tal criar um programa de clientes fiéis e provar com algumas promoções? De repente, vocês até podem encontrar um novo nicho.

Mas o melhor mesmo é fazer tudo isso com a ajuda de quem mais entende do assunto. Quer saber como o Calix pode melhorar a performance do seu negócio? Não espere o natal chegar, fale hoje mesmo com a iSystems.