POR QUE CONTAR COM UM PARCEIRO PARA CONTROLAR PROCESSOS INDUSTRIAIS?

O controle dos processos industriais é uma das peças-chave no sucesso de qualquer organização. Isso porque é a partir deles que se pode otimizar a produção, melhorando a eficiência e a eficácia. E, a partir dessa melhoria, aumentar a lucratividade da empresa.

A boa notícia é que você não precisa se preocupar com isso sozinho. Ter parceiros nesse controle é comum e pode alavancar os seus negócios. Entenda melhor neste artigo!

Qual é a importância das parcerias de negócios?

A transformação digital é uma realidade para qualquer organização e exige, cada vez mais, velocidade na adoção de tecnologias que possam potencializar o controle de processos industriais. E para ter sucesso nessa empreitada, especialistas têm buscado apoio externo, por meio de parcerias estratégicas.

Essas parcerias visam reduzir os investimentos internos em desenvolvimento de tecnologias próprias e acelerar a transformação digital por meio da integração de soluções de automação industrial já existentes, somando o know how de vários atores na construção de soluções plurais.

Isso traz algumas vantagens evidentes:

Visão externa para os processos industriais

O primeiro ponto positivo de contar com um parceiro para controlar processos industriais é a visão externa sobre como seus processos funcionam.

Desprovidos da cultura e dos hábitos do seu time, outros profissionais podem avaliar de forma mais imparcial gaps e pontos de melhoria, devolvendo análises que contribuem para o seu crescimento como empresa.

Múltiplas visões de outros segmentos

Além das visões externas, você ainda conta com a visão de outros segmentos sobre os seus processos. E isso pode trazer insights nunca antes imaginados pelo seu time.

Por exemplo, se você tem uma indústria de autopeças, contar com a visão de uma indústria de TI pode auxiliar na construção de inovações que trarão mais agilidade e acuracidade aos seus processos industriais.

Foco no seu core business

Ao buscar parcerias para controlar processos industriais, você deixa de dispersar seu potencial e conhecimento tentando desenvolver soluções que não fazem parte do seu core business, ganhando a chance de poder se focar apenas no que envolve realmente o seu negócio.

Maior capacidade de otimização

Em busca da eficiência máxima, as empresas evitam contratar mais funcionários do que o necessário. Porém, ao não contar com um time disponível, também deixam de olhar para os processos industriais de forma detalhada, perdendo a oportunidade de otimizar tais processos.

Contanto com parcerias externas, você deixa de ter esse problema, já que pode contar com consultorias especializadas, por exemplo, para analisar todos os processos e propor melhorias sem que isso envolva seu time diretamente.

Maior foco em controle

A maioria das empresas foca sua atenção na produção em si, mas dispõe de pouco tempo para monitorar indicadores de performance. Consequentemente, as decisões são tomadas com base no feeling, deixando de se pautar em dados concretos.

O resultado disso é um aumento considerável nos riscos do negócio, já que você não tem visão total sobre o que está acontecendo. Outro ponto importante é a incapacidade de estimar se os custos industriais estão dentro do esperado ou se há desperdício, por exemplo.

Produtividade da equipe, qualidade dos produtos fabricados e manutenção de máquinas também entram nessa lista de fatores que podem passar despercebidos sem um auxílio adequado.

Com parceiro x sem parceiro: a realidade de cada empresa

A falta de parceiros estratégicos coloca sobre a gestão da empresa todas as responsabilidades sobre os processos, inclusive a dificuldade em mensurar resultados e atuar proativamente sobre os problemas que se apresentam.

Por exemplo: manter um processo de melhoria contínua acaba ficando relegado a segundo plano, já que a prioridade é produzir para atender a demanda do mercado. Mas quando as falhas passam a afetar a reputação da empresa junto aos consumidores finais, isso se torna um problema bem mais difícil de solucionar.

Sem o apoio adequado, o time fica focado apenas em solucionar o que é urgente, deixando de planejar melhorias e desenvolver uma visão integral do processo. Quando você percebe, a performance de uma área afeta a outra e assim sucessivamente, criando uma espiral de ineficiência difícil de ser revertida.

Fatalmente, sua indústria deixa de crescer de forma sustentável, perdendo a referência do que está certo e o que precisa ser melhorado. Consequentemente, os resultados são afetados e, na maioria das vezes, nem se sabe o porquê.

Por outro lado, quando existem parcerias estratégicas no controle de processos industriais, você conta com a expertise de profissionais especializados para te dizer o que é preciso fazer.

Além dos seus dados internos, você pode contar com dados externos para corroborar suas decisões e buscar novas fontes de informações e insights para a melhoria contínua do negócio.

Agir com proatividade, antevendo situações e evitando desperdícios, passa a ser a realidade da sua equipe, que se vê menos pressionada pelas urgências do dia a dia.

Através de diversas ferramentas, você desenvolve uma visão mais integral dos seus processos industriais, conquistando mais conhecimento e controle sobre o seu empreendimento.

O que uma parceria sob medida pode fazer por você?

Potenciais parceiros não faltam no mercado. Basta você fazer uma rápida pesquisa que logo vai encontrar empresas dos mais diversos segmentos que poderiam te ajudar a controlar os processos industriais com mais eficácia. Mas nada se compara a uma parceria desenvolvida sob medida para o seu negócio.

Quando você tem uma parceria que olha para o seu negócio como único, pode personalizar processos e ferramentas de modo que eles atendam às necessidades específicas da sua indústria. Como resultado, você tem uma solução única e totalmente sob medida para o seu empreendimento.

Diante dessa possibilidade, você desenvolve dashboards de controle com dados que são relevantes para o seu time, gerando parâmetros exclusivos de controle e acuracidade dos processos.

Foi pensando em oferecer esse tipo de solução que a iSystems criou o Leaf, uma ferramenta que vai te ajudar a otimizar os seus processos industriais e construir uma empresa mais sustentável e produtiva.

Acesse agora mesmo o nosso site e conheça o Leaf!

O Pacto Global da ONU Brasil foi criado em 2003, e hoje é a terceira maior rede local do mundo, com mais de 1.600 participantes. Os mais de 40 projetos conduzidos no país abrangem, principalmente, os temas: Água e Saneamento, Alimentos e Agricultura, Energia e Clima, Direitos Humanos e Trabalho, Anticorrupção, Engajamento e Comunicação. Para mais informações, siga @pactoglobalbr nas mídias sociais e visite nosso website em www.pactoglobal.org.br