Como o aumento de portfólio afeta a Previsão de Demanda

Um portfólio é uma coleção de trabalhos ou produtos criados por um indivíduo ou empresa. No contexto empresarial e industrial, um portfólio pode ser visto como um catálogo de tudo o que a organização produz.

Ter um plano de ação bem planejado pode resultar em um portfólio equilibrado de serviços ou produtos. Isso pode aumentar a rentabilidade do seu negócio, contribuindo para o crescimento da sua empresa.

Por outro lado, o portfólio de sua companhia demanda uma distribuição de recursos adequada e um orçamento alocado para cada necessidade em particular. Seja quando falamos de produtos existentes ou na hora de aumentar seu portfólio, é preciso planejamento e ferramentas.

O que é Aumento de Portfólio

Aqui, estamos falando da dimensão de produto. Incluir um novo item na sua oferta tem implicações em todas as camadas de atuação de seu empreendimento.

Quando uma marca opta pela introdução de um novo produto no sortimento, ela está ampliando a sua entrega de valor, criando novas fontes de renda e inclusive expandindo a sua penetração em mercados e ganhando novos escopos.

Mas, como tudo que é novo, o seu produto estreante não tem ainda um histórico que dê base de sustentação às estratégias e logísticas necessárias para que ele seja produzido na quantidade correta. Neste sentido, podemos dizer que todo novo produto tem um contexto mais qualitativo do que quantitativo.

Somente após seu lançamento e primeiras distribuições no mercado é que sua organização vai começar a levantar informações que ajudarão a ter um planejamento da demanda mais assertivo.

Por que é importante?

Sem dados próprios, sua empresa pode se apoiar em informações históricas do mercado. Considerar a sazonalidade é o primeiro passo, e vocês podem ler mais sobre isso em nosso post “Como a Sazonalidade afeta a Previsão de Demanda?”.

Como em qualquer outra iniciativa, o que sua empresa mais deseja é que o lançamento seja bem-sucedido, que a marca tenha ganhos em imagem e, obviamente, lucros com o lançamento.

De fato, o pior que pode acontecer é que vocês fiquem com muito estoque encalhado, o que mostra que a produção foi sobredimensionada. Implicações como maior gasto de manutenção de armazéns e até perda de produtos por perecibilidade são duas das consequências possíveis.

O que você precisa para conseguir monitorar o aumento de portfólio

Se existe algo que o comércio pode aprender com os processos de gestão da TI (tecnologia da informação), é que é melhor ter ciclos mais curtos e frequentes de revisão do que permitir que períodos muito longos passem.

Quanto mais rápido sua organização atuar frente a um problema (ou mesmo frente a uma oportunidade), melhor para vocês. E essa é exatamente uma das práticas com melhores resultados do PMI, um guia de conhecimento sobre gerenciamento de projetos.

A revisão frequente para um melhor planejamento da demanda passa por entender se os algoritmos da sua solução estão funcionando corretamente e se o seu processo de revisão está reagindo.

Algo que também é muito importante levar em conta é, por exemplo, tomar cuidado com os vieses de vendas.

Assim como os vieses cognitivos, que são um tipo de decisão rápida que o cérebro apresenta, para não gastar tanta energia pensando, os vieses de vendas são uma forma de vício de pensamento, gatilhos mentais que não necessariamente são analisados pela nossa razão.

Acontece que nem tudo o que funcionou previamente, e em outro contexto, pode ser aplicável em novas situações. Para evitar saídas automáticas, o melhor é se apoiar sempre em dados.

Aumentar portfólio pode gerar prejuízo nas vendas de outro produto?

Aqui, o mais importante é não criar produtos com proposta de valor semelhantes ou conflitivas. Mesmo assim, um fator a considerar é o ciclo de vida de tudo que você oferece ao mercado atualmente.

Todo novo produto passa pelas fases de introdução, crescimento, maturidade e declínio. A tudo isso, soma-se o fato de que o mercado não é exatamente linear e muda constantemente.

E, ainda em relação aos prejuízos possíveis que o aumento de portfólio pode causar nas vendas de outros produtos, não deixe de considerar a questão da logística dos estoques.

Dependendo de sua capacidade de armazenamento, limitar a fabricação de outros produtos por falta de espaço em estoque é um erro.

Como o Calix ajuda?

Ter um planejamento da demanda mais inteligente, inclusive no lançamento de novos produtos, é algo perfeitamente ao alcance de sua empresa.

Com uma ferramenta como o Calix, vocês aumentam em até 30% a acuracidade da previsão de sua demanda. O software consegue dar visibilidade sobre o que está contido dentro de um intervalo de 12 meses.

Além da previsão em si, o Calix também auxilia na gestão do seu novo produto, colhendo dados que retornam informações sobre o monitoramento da previsão de fabricação em função do que foi, efetivamente, realizado.

Imagine ter uma jornada de previsão inteligente e encarar todos os desafios do seu contexto de atuação. Ao invés de dedicar mais energia a situações operacionais, seus times vão elevar o nível de planejamento e pensar em estratégias, otimização do planejamento e melhorar os resultados.

Como toda solução baseada em inteligência artificial (IA), o Calix aprende com o tempo. Em relação aos vieses de vendas, por exemplo, a partir do quarto mês a ferramenta já tem informações suficientes para ajudar a decidir melhor e com base em dados concretos.

E lidar com dados é toda uma ciência. Como o combustível das novas soluções em IA, é preciso saber não só como adquirir informações, e sim saber como tratá-las.

Para isso, o Calix oferece uma resposta ao tratamento de grandes volumes de informações de forma totalmente personalizada à sua realidade. Melhor ainda: a ferramenta não precisa estar vinculada a outros recursos internos para começar a gerar e entender os padrões da sua organização.

De forma resumida, aqui vão os principais benefícios do uso do Calix na previsão de sua demanda e aumento de portfólio:

  • mais agilidade para decisões em tempo real;
  • aprendizado permanente e baseado em dados;
  • consistência nos resultados, automação de processos e governança eficiente;
  • previsão em horas, e não em dias de análise.

Ficou interessado? Conheça o Calix agora mesmo!