O novo planejamento de demanda e o uso de dados

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pessoas analisando um documento de planejamento de demanda

Quando o assunto é a demanda de clientes, Steve Jobs, certa vez, disse: “O nosso trabalho é descobrir o que eles desejam, antes mesmo que eles queiram”. Jobs acreditava que as empresas precisavam “conseguir ler o que ainda sequer estava escrito”. 

Quem trabalha com formas mais tradicionais ou com o novo planejamento de demanda faz exatamente isso: considera informações históricas e as mais atuais para tentar quantificar o volume necessário para suprir o consumo esperado.

Mas, cá entre nós, gerar previsões é só o começo. E é a única coisa em comum entre métodos anteriores e as novas formas de planejar suas demandas. Atualmente, é preciso ir além.

O sucesso real das novas estimativas de consumo combinam múltiplas áreas e disciplinas, com impacto na política de preços, na escalabilidade da empresa, na necessidade de contratação de pessoal, entre muitas outras. 

E, felizmente, para os profissionais de análise de demanda, as coisas mudaram muito e, atualmente, as organizações contam com muito mais ferramentas de previsão para se posicionarem. 

Por exemplo, previsão de demanda e machine learning agora andam juntos e as novas tecnologias de IA (inteligência artificial) são capazes de entregar previsões muito mais assertivas. 

Aqui na iSystems, só pra você ter uma ideia de como o novo planejamento de demanda é eficiente, já desenvolvemos soluções com índices de acurácia que performaram a impressionante marca de 90% em previsões de sell-out.

Se você quer aprender mais sobre como ‘ler o que ainda não foi escrito’, continue com a gente e siga o post até o fim!

Planejamento de demanda: desafios a superar

Comecemos logo falando de  algo mais prático e tangível? 

Neste tópico, vamos dar uma boa olhada no que gera mais inconvenientes e dá mais dor de cabeça em diversos segmentos, quando falamos de previsão de demanda. 

Em linhas gerais, a grande maioria dos nossos clientes que procura melhorar suas estimativas de demanda enfrenta as seguintes dificuldades:

volume de dados grande demais para ser analisado;

assertividade das previsões muito baixa;

deficiência de previsibilidade sobre tendências de consumo;

morosidade para se adaptar às novas tendências do mercado;

muito tempo dedicado à extração de dados em planilhas.

Se algum, ou vários desses problemas, acontecem na sua empresa, saiba que você não está sozinho, já que a lista acima apresenta deficiências mais comuns em organizações de vários segmentos.

Só que os desafios também podem ser entendidos como oportunidades e, na sequência, compartilhamos com você alguns resultados de empresas que decidiram usar nossas tecnologias de previsão de demanda.

01# Indústria dos Cosméticos

Em um big player das indústrias de cosméticos, o uso do Calix resultou em:

aumento de 16% na taxa de assertividade de previsão da demanda;

uma redução de 14,7% para 1,1% no desvio entre previsão de demanda e demanda real;

equilíbrio dos estoques, eliminando excessos e falhas.

Confira mais resultados aqui.

#02 Indústria Farmacêutica

Já no setor farmacêutico, os resultados foram igualmente notáveis:

melhoria de 20% na redução do WMAPE (Weighted Mean Absolute Percentage Error);

funcionamento ininterrupto, mesmo sem a presença das equipes ou em momentos de realocação;

taxa de acurácia superior a 80% na previsão de demanda.

Veja essas e outras conquistas em nosso case.

#03 Indústria de Medicamentos Veterinários

Por meio de nossa avançada abordagem de IA na produção de fármacos veterinários, conseguimos entregar:

literalmente, uma explosão nas vendas, com um aumento de 65,95% em relação ao ano prévio ao Calix;

redução de 20% nos erros de previsão de demanda;

redução do erro em 83% dos produtos testados.

Quer ver o que mais melhoramos? Confira os detalhes aqui.

Planejamento de demanda e dados: a parceria perfeita

E já que começamos falando de alguns dos desafios superados com o Calix, na previsão de demanda, agora é hora de entender o papel dos dados na criação de estimativas de consumo. 

De fato, tudo começa pelos dados. 

Eles são o ativo mais importante para as empresas que querem impulsionar um desenvolvimento estratégico. Atualmente, quem é data-driven tem muito mais chances de obter uma vantagem competitiva significativa. 

Os dados são o combustível para que os novos métodos de planejamento de demanda possam entender o comportamento, as preferências e qualquer new trend que passe pela cabeça dos clientes. 

É exatamente a partir da análise de dados na previsão de demanda que as empresas são capazes de adaptar seus produtos e serviços para atender a toda e qualquer necessidade específica de seu público-alvo.

Só quem entende o seu público é capaz de oferecer a experiência que ele espera ter, melhorar os índices de fidelização e ter mais chances de prever o que as pessoas ainda vão fazer. 

De dentro para fora e de fora para dentro

As tecnologias usadas na previsão de demanda ajudam seu negócio a estimar o que vai acontecer da sua porta para fora, ou seja, nas prateleiras. 

Mesmo assim, quando falamos do que acontece entre ‘as quatro paredes’ da sua organização, as estimativas de consumo têm um impacto ainda maior. 

Por quê? Porque os dados cumprem um papel-chave na otimização de sua eficiência operacional e na hora de planejar a atribuição de recursos na sua empresa. 

A análise dados dos processos permite que você melhore toda a cadeia de suprimentos, o desempenho dos funcionários e identifique áreas onde pode melhorar

Quer mais vantagens? O novo planejamento de demanda baseado em dados ainda pode fornecer insights sobre mercados inexplorados, novos produtos ou mesmo tendências emergentes, como citamos brevemente acima. 

E só pra fechar esse tópico, antes de começar o próximo, tem mais uma frase de Jobs que “Você tem que confiar em algo, destino, vida, karma, seu intestino, qualquer coisa”. 

Que tal, além de tudo isso, você basear sua confiança também em dados, aproveitar os novos métodos de planejamento e combinar tudo isso em prol do seu negócio?

Inovações e tendências no planejamento de demanda

Com tudo o que vimos até agora, no post de hoje, fica claro que está mais do que na hora da sua empresa ou indústria apostar na inteligência artificial para ter um planejamento mais eficiente. 

Por inovação, entenda que a necessidade agora é incorporar tecnologias de ponta. IA, ML e Big Data estão no centro do novo planejamento de demanda das empresas de hoje em dia.

Por tendência, o caminho é escolher o melhor software de previsão de demanda e automatizar esse processo para deixar de perder tempo com planilhas e previsões estatísticas, que já não entregam resultados. 

Conheça o Calix e você vai ver como tudo o que descrevemos no post de hoje pode fazer parte do seu novo set de ferramentas de previsão de demanda.